domingo, 19 de agosto de 2007

HORROR À DIFERENÇA

Lula visita atletas do Parapan no Rio de Janeiro

Ao lado de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, e Orlando Silva, ministro dos Esportes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta sexta-feira, a Vila Parapan-americana e criticou fortemente o preconceito, prometendo continuar com o apoio aos atletas do Parapan em competições importantes."Vocês (atletas parapan-americanos) não podem ser tratados como cidadãos de segunda classe só porque Deus fez vocês diferentes das outras pessoas. O preconceito é uma das doenças mais nojentas que a humanidade criou", disse o presidente.No discurso, o presidente da República fez elogios ao desempenho e ao exemplo dos atletas parapan-americanos."O esforço e a demonstração da cidadania que vocês têm dado a esse País mereceria uma medalha que não caberia no pescoço de vocês. Quero dar os parabéns a vocês", comentou.

O HORROR À DIFERENÇA!

Brasil: terra do PAN – 2007 e do Para-PAN – 2007:

É notável o horror à diferença neste país tropical. Nosso presidente bem o disse, referindo-se à falta de patrocínio para atletas com algum tipo de deficiência. Mas não é só... Foi claro o desleixo de nossa imprensa dita “imparcial” na cobertura dos jogos Para - PAN Americanos.

Enquanto nos jogos dos “bonitinhos”, dos “normais”, eram passados ao vivo, interrompendo programas de duvidosa qualidade como o da “cansadinha” Ana Maria Braga, do imbecilizante “Vídeo-Show”, da não apresentação de seções da tarde para a cobertura dos jogos dos preferidos da mídia, no caso do Para - PAN, nada disto aconteceu...

E tem mais, quem esqueceu das aparições dos atletas premiados em todos os programas de auditório da Rede Globo? Na Ana Maria Cansada Brega, no Jô Soares, Nos tele-jornais, no programa de sábado do Serginho (outro triturado pela máquina de destroçar cabeças da Vênus platinada), enfim, em todo espaço possível nós tínhamos aparições de atletas (com todo o merecimento) que defenderam nosso país nos Jogos PAN Americanos...

Mas e os do Para - PAN? Onde foram vistos aqueles que conseguiram o feito INÉDITO de conquistarem o primeiro lugar em número de medalhas para nosso país a competição?

Em que programas apareceram entrevistas emocionadas com estes batalhadores, não desmerecendo nossos medalhistas do PAN, mas sim reafirmando estes que muitos obstáculos enormes foram obrigados a vencer? Ou será que a superação desta gente sofrida não é notícia?

É cega, surda e burra uma mídia que não compreende uma questão como esta. É tão forte a sua ojeriza ao diferente que não lhe passa pela cabeça que o diferente também começa a ter espaço na sociedade brasileira...

Porque não dizer, começa a ter espaço até na presidência da república, com nosso operário, nordestino, bóia-fria, fazendo um governo que só dá inveja aos seus antecessores.

Mas isto a mídia não quer, não pode, pois se lhe parece uma afronta ao seu projeto elitista e excludente de sociedade. E ainda não entende porque apesar de todos os seus esforços, martelando, mentindo, inventando – assim como a RCTV fez na Venezuela – não consegue – assim como lá – abaixar o nível de aceitação do primeiro governo popular deste nosso país.

Mas voltando ao Para - PAN, foi vergonhosa a cobertura, não deram os rostos aos nossos HERÓIS!! Sim HERÓIS, pois além de conseguirem vencer os outros concorrentes, venceram suas deficiências, a falta de patrocínio das empresas (que certamente pensam que sua imagem não possa estar vinculada a algum deficiente físico), a discriminação que sofrem – mesmo vencedores, junto à esta sociedade elitista e venceram também a mídia, que os ignorou solenemente.

Países

OuroOuro

PrataPrata

BronzeBronze

Total

* 1°Brasil

83

68

77

228

Canadá2°Canadá

47

37

26

110

México3°México

38

41

36

115

Estados Unidos4°Estados Unidos

37

43

35

115

Cuba 5°Cuba

26

21

11

58

6°Argentina

7

16

30

53

Venezuela7°Venezuela

5

9

14

28

Peru 8°Peru

3

1

0

4

Colômbia 9°Colômbia

2

6

9

17

Jamaica 10°Jamaica

1

2

2

5

* 11°Porto Rico

1

1

2

4

Equador12°Equador

1

1

1

3

Costa Rica13°Costa Rica

0

1

2

3

Chile14°Chile

0

1

1

2

Panamá15°Panamá

0

1

0

1

Uruguai15°Uruguai

0

1

0

1

El Salvador16°El Salvador

0

0

1

1

Paraguai16°Paraguai

0

0

1

1

O quadro de medalhas é ordenado pelo número de medalhas de ouro obtidas.

Este foi o resultado de nosso quadro de medalhas nos jogos Para-PAN Americanos e mesmo assim, duvidamos que algum brasileiro se lembre do rosto ou tenha viva na lembrança a trajetória destes competidores, pela cobertura da mídia.

São dois pesos – duas medidas, como sempre em nossa mídia parcial e elitista.

Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA